Depois de colocar cada coisa em seu devido lugar, vamos agora pensar em retirar objetos, roupas, calçados para doar, reciclar, vender, dar de presente ou depender da situação jogar fora. Importante: se for doar, pense como gostaria de receber, se estiver rasgado, sujo ou manchado não seria melhor jogar fora?
Pensou? Agora vamos procurar o local ou uma categoria para destralhar? Lembrando de escolher um espaço na casa “temporário” para manter as coisas que você precisa retirar. Vamos separar por caixas, identificá-las e se for descartar já colocamos em sacos plásticos e observando a questão da reciclagem! Sim reciclar, mais pra frente explico um pouco para vocês como é importante essa prática!
Outra coisa muito importante que indico é tenha paciência e dedicação, pois não é um processo fácil. Em caso de acumuladores ou pessoas que tem dificuldades de desapegar é necessário entender o real motivo e para isso é importante uma busca de um profissional da saúde para ajudar entender o motivo. Não adianta você querer brigar, discutir ou de repente jogar fora os objetos de valores sentimentais dessa pessoa se você não entende o real motivo. O respeito aqui acima de tudo!
Pratique o destralhamento diariamente caso não queira fazer de uma só vez, não existe uma regra para isso, vai fazendo aos poucos, incluindo com sua rotina ou uma vez por ano.
Por categoria podemos separar como: livros, revistas, roupas, perfumes, talheres e se for por cômodos: quartos, sala, banheiro, cozinha. O importante é não transferir os objetos de um cômodo para outro.
Por que é tão importante destralhar? Além de ter mais espaço na casa a energia do ambiente flui.
E por último, comece por itens com menor apego emocional.
Espero que tenham gostado.